Estudar na quarentena – Como aproveitar melhor esse tempo?

02/07/2020

Por: Hans Gac, professor em Montevidéu, Uruguai.

Não é fácil ser um estudante durante a quarentena, não é? Para você está difícil? Compreendo plenamente. Sou professor do Ensino Médio em Montevidéu, e tenho escutado muitas queixas dos alunos sobre suas experiências nesse período de isolamento. Eles reclamam, por exemplo, de estar em casa e não ter tempo para nada porque passam a manhã em aulas virtuais, e depois, estão ocupados com as rotinas da casa. E, para piorar, não podem sair com amigos nem fazer qualquer atividade física.

Como professor, e querendo oferecer alguma ajuda neste momento tão único e novo que estamos vivendo, preparei algumas dicas para quem tem que estudar. Tenho conseguido ajudar meus alunos, e espero que possa ajudar você também, de alguma forma.

Aí vão algumas sugestões:

  1. Organize: use uma agenda e marque todos os seus horários e atividades escolares, e coloque em um lugar visível para poder ver a qualquer momento. Faça um cronograma de atividades semanais e pendure na parede, de preferência no lugar onde você está fazendo as aulas virtuais.
  2. Peça ajuda: se você nunca se organizou assim, peça ajuda a alguém que já fez isso. Até se você quiser falar com alguém sobre isso, temos nossa equipe de Vivenciar, que está disposta a te ouvir e conversar.
  3. Nem tudo é trabalho: você não precisa e não deve estar todo o tempo conectado fazendo atividades escolares. No seu cronograma ou agenda, separe algum tempo livre. Nesse tempo, faça coisas que você goste de fazer e que possam te ajudar a relaxar e se distrair, para liberar as tensões acumuladas nas aulas. Veja um filme ou episódio de alguma série, ajude na cozinha, ouça música, jogue com os amigos, leia um livro, imprima um desenho e pinte, qualquer coisa que distraia você.
  4. Saúde física, mental e espiritual: além do tempo livre para distrair, cuide da sua saúde de forma integral. É preciso fazer uma pausa em todas as atividades para algum tipo de atividade física. Há muitos vídeos na internet com exercícios básicos e de todos os níveis. Para a saúde mental e espiritual, procure uma hora do dia para ficar em silêncio. Na internet você pode encontrar vários textos bíblicos motivadores que podem servir até como uma oração para estes momentos.
  5. O melhor lugar: na hora de estudar, procure um lugar cômodo, confortável, que permita uma boa postura, e na hora de abrir a câmera para a classe virtual, veja se você não está mostrando partes da casa que são mais privadas ou que podem estar muito bagunçadas. A aparência é importante também em tempos de isolamento e quarentena.

 

Espero que estes pequenos conselhos ajudem a deixar esse período um pouco menos pesado, melhorando a dinâmica das aulas virtuais. Pense também nas vantagens; você pode assistir às aulas de meias, chinelos, com o cobertor nas pernas, e de forma bem relaxada. Transforme isso em benefício.

Está muito difícil e nada disso ajudou? Venha vivenciar com a gente e compartilhar com a nossa equipe como está a sua situação.