Home office, isolamento e família

12/08/2020

Por: Pastor Otávio Schlender, terapeuta de casal e família em São Paulo – Brasil.

Desde o início da Pandemia, o Home Office ganhou muita força. Nossa casa virou uma mistura de escritório, sala de aula, área de lazer… e em alguns momentos precisamos lembrar que é também o nosso lar. Passados alguns meses e o momento da novidade, muita gente ainda está nesse sistema, e, embora seja uma ótima alternativa em tempos de confinamento, o Home Office pode trazer alguns desafios para o relacionamento do casal e familiar.

Eu reuni algumas dicas pra ajudar você a estabelecer uma rotina equilibrada entre trabalho de casa e relacionamento. Vamos lá!

Um dos principais desafios é manter o foco naquilo que você está fazendo. E isso vale tanto para o período de trabalho, quanto para o momento de se relacionar. É muito comum questões da casa, do parceiro, das crianças, do cachorrinho, entre outros, atravessarem sua produtividade e também é comum questões de trabalho interferirem na sua vida conjugal e familiar. Por isso, é importante fazer uma espécie de transição entre as duas situações: é preciso entrar no clima do trabalho e depois sair dele para entrar no clima do seu relacionamento de casal e família.

Outro ponto fundamental é entrar em acordo com seu parceiro e filhos, se os tiver, sobre um horário de trabalho adequado, considerando que a rotina de uma casa também exige certa flexibilidade. E quando acabar o horário fixado como seu expediente, desligue o computador, desative os canais da empresa do seu celular (de preferência) e procure começar sua transição para o convívio conjugal e familiar. Tome um banho, coloque uma roupa de casa confortável, e foque nas pessoas que vivem com você. Aproveite essa grande oportunidade para fortalecer o vínculo e sentimentos entre vocês. Que tal fazer as refeições juntos, sem a interferência de eletrônicos… assistir aquele filme ou série que todos gostam… ter um momento de brincadeira com a criançada…? O equilíbrio entre trabalho e relacionamento, se alcançado por vocês nesse período de isolamento, trará muitos benefícios pra sua vida pessoal e para os seus relacionamentos.