A economia começa com o menu

10/06/2020

Por: Gabriela Silveira – CPTLN Uruguai

Como é difícil este tempo em casa! O confinamento é uma realidade que nos convida a gerar novas rotinas diárias, reinventando nossa “economia familiar”

Economia familiar é o gerenciamento das despesas que uma família possui, buscando redistribuir esse dinheiro atendendo às necessidades dos membros da família: o que vamos comer, como vamos pagar as contas e as dívidas, que roupas vamos usar, etc. Isso se torna um imenso desafio quando somos forçados a viver juntos em casa, e parece que essas “necessidades” acabam se tornando maiores e urgentes!

Não sei se o mesmo acontece no seu país, mas onde eu moro (Uruguai) nos supermercados, eles permitem apenas uma pessoa por família e nas portas vemos uma grande placa que diz “planeje suas compras”, “receba suas compras em casa”, nos aconselhando a sermos rápidos nas compras ou a não sair de casa tantas vezes durante a semana, até mesmo ajudando-nos a economizar algum dinheiro.

Quero compartilhar algo que funcionou para mim, algo que surgiu quando resolvi prestar atenção aos cartazes no supermercado. O que foi que eu fiz?

Primeiro, numa folha de sulfite, montei um calendário de domingo a domingo com a data de cada dia, contemplando uma semana inteira e organizando para cada dia as 4 refeições principais: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Em menos de 20 minutos, consegui escrever um cardápio completo para cada dia, pensando nas necessidades da minha família e no que ocasionalmente gostamos de comer. Para evitar cozinhar todo o tempo, também organizei pratos para o almoço e jantar que podem durar mais de um dia ou que podem ser conservados no freezer.

Resultado: estou fazendo compras apenas uma vez por semana com uma lista na mão, e não preciso sair de casa para mais nada! Resolvemos a questão do que vamos comer; menos uma coisa para eu me preocupar.

Isso foi uma grande, ou melhor, foi uma ENORME ajuda para a nossa economia doméstica e também nos ajudou a economizar algum dinheiro. E quem não precisa economizar?

Convido você a montar seu menu e organizar sua compra semanal. Depois você nos conta como está lidando com isso!

Conheça o nosso conteúdo sobre quarentena e isolamento.