Aprendendo não só com os erros

14/01/2022

Por Victoria Aviles, Cidade do México

Tenho que admitir que escrever este post não foi fácil…

Estou atualmente no processo de aprendizagem, depois de um acontecimento difícil na minha vida. E devo confessar que isso me levou a refletir sobre o fato de que não é só com os erros que aprendemos, mas também com as situações cotidianas, com as perdas, doenças, traições, abandono, dores e desgostos. Todas as circunstâncias nos ensinam algo. 

Às vezes, as pessoas cometem erros ou tomam decisões que podem nos causar muito sofrimento, e é em meio a isso que temos a oportunidade de aprender e mudar. Essas circunstâncias nos ensinam sobre nossa capacidade de amar, perdoar, continuar, confiar e ter esperança. Se permanecermos presos à dor, ao sofrimento, ao ressentimento e à culpa, não teremos aprendido nada de bom e isso nos impedirá de continuar.

Nenhum processo é simples, não existe uma fórmula para que a dor não nos afete, e cada indivíduo passa pelo sofrimento de formas diferentes. Alguns de nós sentimos que o medo e a dor nos paralisam, outros devem passar pela mesma situação várias vezes antes de aprender, outros assimilam mais rápido, mas a realidade é que todos nós passamos por situações que nos fazem aprender, e essas mesmas situações nos ajudarão a enfrentar outras no futuro, porque a verdade é que neste mundo temos que enfrentar muitos problemas, mas também temos esta bela promessa que eu adoraria compartilhar com vocês:

“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Isaías 41.10 – NTLH).

Não vamos desanimar diante das situações que estamos passando, seja por erro nosso ou por causa de alguém que amamos, vamos confiar que o nosso Pai Celestial está conosco em meio às provações. Ele nos sustenta e nos ajuda a carregar nossos fardos.

Lembre que a nossa vida não é estática, teremos altos e baixos, passaremos por momentos de alegria, tristeza, espera e silêncio.

Se, hoje, você está no processo de se reconectar com sua identidade de filho de Deus, se você sente que caiu, o Senhor Deus  pode levantar e sustentar você. 

Não deixe que os erros entristeçam a sua alma ou perturbem o seu coração. Em todas as circunstâncias, Deus dará forças para você seguir adiante.

Conheça nosso conteúdo sobre “Como está a ansiedade”

Telegram
Messenger
Messenger