A casa está em ordem. E você?

15/10/2020

Por: Zuli Crespo, de Cristo Para Todas las Naciones – Panamá.

Certa vez, uma pessoa me comentou que ficava até as 11 horas da noite em seus afazeres diários, terminando suas tarefas da casa bem tarde. Não é difícil ouvir gente comentando sobre as mágicas que faz para conseguir cumprir tudo o que tem para fazer até o final do dia: o trabalho, os filhos, a família, os amigos, o casamento… Parece que há sempre mais para fazer do que o tempo que dispomos.

Tudo isso me fez refletir sobre quanto esforço fazemos para cumprir nossos compromissos. Com muito estresse damos um jeito para que a janta esteja na mesa a tempo, que a família tenha o necessário, que as roupas estejam lavadas, que o chão esteja limpo, etc… e quando nos damos conta, já passa das 11 da noite.

Pessoalmente, não critico o esforço para dar conta das demandas diárias. Mas, ao olhar para uma casa limpa, organizada e brilhante, penso na pessoa que trabalhou tão duro para que ela esteja assim.

E nesse mês especial em que se fala tanto da prevenção ao Câncer, fico pensando que nos dedicamos tanto para manter essas rotinas, esses cuidados com limpeza e organização, e quanto tempo dedicamos para cuidar dessa pessoa tão especial e única, que sou eu mesmo? Me preocupo demais com os compromissos dos outros, mas onde fica o compromisso comigo? No final, invisto tanto tempo e energia para cumprir uma lista de atividades diárias, mas esqueço de cuidar da minha saúde física, emocional e espritual.

Parece contraditório que nos sintamos realizadas ao ver que a família está bem e tudo está organizado, e ao mesmo tempo subestimamos essa dorzinha nas costas, ou deixamos de marcar aquela consulta médica, ou que ignoremos esse carocinho estranho que sentimos e temos medo ou vergonha de que seja algo mais sério – sim, porque isso pode acontecer com os outros, nunca comigo.

Não é amanhã! É hoje o dia, o momento para colocar seu nome no topo da lista de tarefas, para que você cuide de você com a mesma dedicação, ou melhor, com uma dedicação ainda maior. Lembre que qualquer pessoa da casa pode lavar a louça ou tirar o pó dos móveis, mas o espaço que você ocupa neste mundo, nesta famíla, nestas vidas, só você pode ocupar e preencher.

Venha vivenciar com a gente!