Como definir prioridades?

24/02/2022

Por Julissa Reynoso, Psicóloga e Conselheira Bíblica da Família

Se nossos pensamentos fossem como estradas, quais seriam os principais destinos e quais seriam as estradas mais percorridas?

Se nossas emoções e nossas ideias também criassem rotas e caminhos, para onde nos levariam?

Temos muitos hábitos ruins, e um deles é ignorar certos assuntos que, às vezes, nos incomodam. São memórias, pessoas, fatos… Eu gostaria de poder ignorar ressentimentos, inseguranças, fraquezas e coisas do tipo. Mas, infelizmente, nem tudo que ignoramos é o que devemos deixar de lado, e nem sempre as coisas em que prestamos atenção são as melhores para nós.

Para estabelecer prioridades é necessário um reconhecimento honesto do ponto em que nos encontramos em vários aspectos, por exemplo: saúde espiritual, física, mental, emocional e social, família, trabalho ou escola, e aspectos pessoais… Dessa forma podemos identificar nosso grau de satisfação e perceber o que precisamos para estarmos satisfeitos e em completa paz conosco mesmos. Também conseguiremos descobrir o que desejamos de verdade.

Muitas vezes acreditamos que queremos algo porque dedicamos esforços e atenção a isso, mas não percebemos outros pontos importantes de nossas vidas, talvez porque nos sintamos muito confiantes, acreditando que algumas coisas são inesgotáveis ou duradouras. E, quando essas coisas faltarem, daremos conta do quanto eram importantes.

Antes de definir suas metas é preciso ser muito claro ao definir as prioridades; é preciso ser consistente. Defina o que é importante e coloque em primeiro lugar. A coisa mais preciosa em nossa vida é o tempo, e ele é finito para todos. Um dia, nosso tempo simplesmente vai acabar. Essa é uma das reflexões mais críticas que você tem que fazer. Dessa forma, você reconhecerá onde está o norte na bússola de sua existência. Graças a Deus, todos nós temos capacidade para isso. Então, é hora de começar…

Sugiro que você faça o seguinte exercício:

Liste as coisas mais importantes da sua vida: valores, relacionamentos, atividades (não importa se é algo que você deve fazer, ou algo que quer fazer…) e dê a elas um valor conforme o grau de satisfação que elas proporcionam (pode ser de 1 a 10). Depois, organize a lista com os valores mais altos na parte de cima.

Este exercício irá ajudar você a identificar as coisas que são urgentes, a saber quais são as coisas que você presta mais atenção e quais as coisas que podem esperar um pouco.

Pessoalmente, sugiro que você cuide para que as prioridades sejam baseadas em valores incorruptíveis, assim, sua mente, coração e espírito estarão seguros. Na verdade, esse é um conselho escrito em um grande livro: a Bíblia.

“Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Mateus 6.19-21 – NTLH).

Tendo isso em conta, caminhe em direção ao seu “norte”, desfrute da paisagem, e mantenha-se atento à sua bússola.

 

Conheça nosso conteúdo sobre “Aprendendo não só com os erros”

 

WhatsApp
Telegram
Messenger
Messenger