Diário de uma UTI

14/07/2020

Por: Michelle, enfermeira em São Paulo – Brasil.

Estamos enfrentando tempos difíceis e vivenciamos cenários singulares relacionados à pandemia. No meu contexto, como enfermeira em um grande hospital na cidade de São Paulo, estamos começando a respirar com mais esperança; mais pacientes estão se recuperando e mais leitos estão sendo esvaziados.

Nos últimos três meses, convivendo e cuidando de pacientes graves com COVID-19, aprendi a não me sentir desesperada. Bem pelo contrário, aprendi a ter certeza de que Deus está no controle da situação, e ao mesmo tempo sofre com a humanidade. Além do mais, nunca demos tanto valor às coisas singelas da vida quanto agora, que estamos isolados e frágeis.

Exposta, face a face com o vírus, trabalhando entre a vida e a morte, experimento e percebo a fragilidade humana em cada detalhe. Vejo como a vida, em sua essência, é importante. Cada recuperação, cada sorriso, cada vídeo-chamada com a família; os pequenos gestos aqui dentro são mais importantes do que os grandes feitos. Reafirmo que Deus está no controle de tudo e nele podemos depositar a nossa confiança de olhos fechados, pois ele cuida de nós. Em grau menor de comparação, é a confiança que o paciente no leito de um hospital, sozinho e isolado, deposita no tratamento e nos profissionais de saúde, pessoas que ele nunca tinha visto anteriormente.

A esperança de que dias melhores virão está em saber que, no caminho, ainda haverá dificuldades na saúde pública e na economia, pois ainda teremos que enfrentar mais alguns meses com essa realidade, talvez muitos meses. Aqui vale o clichê: “há luz no fim do túnel”. Vamos confiar e ter paciência.

Porém, cabe lembrar que a pandemia só irá melhorar com a consciência e a colaboração de cada cidadão, compreendendo que minhas ações afetam diretamente o meu próximo. Nesse aspecto, vale salientar o que Jesus pede a nós: “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei” (João 15.12). Somos ferramentas do amor de Deus neste tempo. Cuide-se, e cuide do seu próximo. Venha vivenciar com a gente!

WhatsApp
Telegram
Messenger
Messenger
WhatsApp
Telegram