Falar é a melhor solução

30/09/2020

Por: Thiago Heine – Psicólogo em São Paulo – Brasil

Minhas queridas e queridos colegas de profissão escreveram conteúdos extremamente importantes aqui no Blog do Vivenciar sobre o suicídio e abordaram questões para a reflexão de todos.

Realmente é um tema super delicado, mas como diz um dos antigos lemas do Setembro Amarelo: “Falar é a melhor solução”.

E aqui eu quero colocar o “falar” em seu devido lugar: no desabafo de quem sofre. E faço um adendo: Ouvir é a melhor solução para os que querem ajudar.

O acolhimento nestas horas é um dos passos mais importantes a se fazer, junto com a escuta que propiciará que a pessoa que sofre possa encontrar segurança em compartilhar e dividir as tristezas, dores e angústias com você.

Ajude a procurar ajuda! Sabe a famosa frase: “me ajuda a te ajudar?”. Pois é, ela pode ser muito bem usada por aqui, aém de servir tanto para quem sofre e pensa no suicídio, como também para quem perdeu alguém próximo em sua vida por conta do mesmo.

O suicidologista Edwin Schneidman escreve que “o suicídio é uma solução definitiva para um problema temporário” e isso é o que nos move a ajudar quem está passando por alguma dificuldade maior ou sofrendo com sua saúde mental.

Você que está sofrendo e acabou parando neste texto: peça ajuda a profissionais da saúde! Isso não demonstra fraqueza, derrota ou qualquer sentimento inferior. Pelo contrário, isso mostra grandiosidade em sua força de querer superar e continuar vivendo.

Como diz a minha querida professora nos tempos de faculdade Karina Fukumitsu: “Tudo tem um jeito, menos a morte”.

Como é bom poder escrever sobre um tema que é tão conhecido, mas que se fala tão pouco sobre como lidar. Esta campanha é destacada em Setembro, mas ela precisa da nossa atenção durante o ano inteiro.

Estamos aqui para conversar com você.