Apressados, mas sem desespero

08/07/2021

Por Neftalí García, pastor na Cidade do México.

O dia começa cedo com o alarme do Celular, você rapidamente se prepara e começa a fazer suas atividades.

Morar na Cidade do México – assim como em outras grandes capitais, nos leva a uma rotina muito apressada, com o tempo bem justo e contado para cada coisa. Basta observar as pessoas para perceber que a vida é muito mais rápida do que nas cidades menores. Talvez a sua cidade seja parecida, uma cidade com muito movimento, ou talvez não.

A rotina diária nos faz viver uma vida baseada no relógio, na pressa para chegar ao trabalho, para levar os filhos à escola, para chegar ao médico na hora marcada e cumprir pontualmente as atividades do dia-a-dia.

Os meios de transporte, em teoria, serviriam para podermos chegar ao nosso destino mais rapidamente.

Gosto de ver as pessoas na cidade, como se movem com grande velocidade, e seus passos rápidos mostram a pressa que têm. Especialmente as escadas rolantes, que servem para facilitar subidas e descidas, mas as pessoas tão apressadas sobem seus degraus tentando ganhar ainda mais tempo, chegar mais rápido.

A vida não deveria ser tão apressada. Não é ruim ter pressa, o que é ruim é a pressa acompanhada do desespero em determinadas situações da vida.

Às vezes, quando as coisas não acontecem do nosso jeito, nos desesperamos e colocamos muita pressão sobre nossa vida, porque achamos que nada anda no nosso ritmo, porque acreditamos que todos estão em um passo diferente do nosso.

Queremos controlar todas as coisas, mas nem sempre elas saem como esperamos. Entramos em desespero, e isso cansa, nos causa problemas mentais e físicos.

É preciso parar por um momento em nossa vida apressada para refletir sobre o que vivemos e para onde essa vida nos leva. Estamos realmente felizes com essa vida apressada? Gostamos das coisas que fazemos? Valorizamos cada detalhe? Ou nos precipitamos em diferentes situações na vida?

A Bíblia diz que tudo nesta vida tem seu tempo. E esse tempo geralmente corre em um ritmo diferente do nosso. Existem coisas que não podemos controlar, não importa o quanto tentemos.

Ninguém escolhe a hora de nascer ou morrer, de ficar doente ou de se recuperar. É importante entender que não temos controle de tudo. Devemos nos perguntar: mudamos a nossa vida quando nos angustiamos por causa da pressa? Podemos viver sempre com pressa?

É uma boa hora para refletir sobre o tempo. Existem coisas que, mesmo com pressa, não iremos resolver. Inclusive a pressa pode atrapalhar em algumas situações.

Descanse um pouco e pense nisso, na sua vida, e aproveite o tempo para dar valor ao que realmente importa.

Conheça nossas páginas sobre ansiedade, estresse e medos em Vivenciar.net.

Telegram
Messenger
Messenger
Telegram