Depois do Câncer…

19/10/2023

Por Adriana Cozzo – São Paulo, Brasil.

Prazer, eu sou a Adriana! Tive duas vezes o diagnóstico de câncer de mama. Estou curada, mas quero contar para vocês sobre os medos e preconceitos que vivemos depois do diagnóstico!

Em nossos “Outubros Rosas” precisamos ir além da prevenção e do diagnóstico precoce; também precisamos falar mais sobre o pós câncer! Hoje, graças a Deus e à evolução da medicina, cada vez mais temos pessoas que se curaram e vivem o pós-câncer com todas as cicatrizes geradas durante o tratamento! São muitas!

Várias vezes, ouvimos que não podemos reclamar de “coisas” pequenas e que devemos apenas agradecer pela dádiva da cura. As pessoas que mais sonharam e pediram a Deus que essa cura chegasse, com certeza fomos nós, pacientes! Então, a gratidão faz parte do nosso dia a dia, mas o processo até a cura nos trouxe uma bagagem de sofrimento e medo! E como lidar com isso?

Sabe aquela dor muscular que de repente qualquer pessoa começa a sentir? Para nós já é um gatilho que faz o medo sobressair: “Será que o câncer voltou?”. Logo o medo passa, e logo ele volta! E assim vive um paciente oncológico! São altos e baixos, medos e alívios que só quem vive entende. Por isso precisamos começar a falar mais e mais sobre o pós câncer!

Quando chega a época dos exames de controle, a tensão prevalece! Eu, por exemplo, quase não consigo fazer as coisas do meu dia a dia, fico um pouco, digamos, paralisada! Quando percebo, estou com um olhar distante, aguardando o dia (ou, às vezes, os dias) do exame chegar! O dia chega! É um dia corrido, muitas vezes ficamos horas e mais horas no laboratório e, durante os exames, sempre que possível, tentamos buscar na feição do médico que está examinando, se está tudo bem! Alguns falam, outros ficam em silêncio, deixando o nosso coração ainda mais angustiado! São tantos exames que a chance de algum “achado” é enorme! E, ao levar os exames ao médico ouvimos: “Olha, não é nada, mas, PELO SEU HISTÓRICO, vamos investigar mais um pouco!” E lá se vão mais dias de exames, tensão e preocupação! Até que vem a confirmação de que não é nada e conseguimos mais alguns meses de tranquilidade. Assim vivemos a nossa rotina de pós câncer no controle da doença, até mesmo com a cura! Não é fácil, não é simples!

Sou grata sempre! Sou grata pela cura e grata por quem eu me tornei, mas a vida de um paciente oncológico é uma jornada de altos e baixos e com muitos desafios! Então, quando falar com alguma pessoa que já passou por esse diagnóstico, coloque-se só um pouquinho em seu lugar e a acolha! Às vezes, precisamos somente de um ombro amigo para a tensão passar e a gratidão voltar!

Conheça nossa página sobre o Câncer de Mama aqui.

Temos mais uma página relacionada ao câncer infantil, aqui.

 

 

WhatsApp
Telegram
Messenger
Messenger