Minha querida vovó

17/11/2022

Por Julissa Reynoso, Psicóloga e Conselheira Bíblica da Família

“Minha querida vovó:

Ontem ouvi você dizer para uma de suas amigas: é triste envelhecer! Fiquei surpreso. Nunca imaginei que você se sentisse assim. Talvez você pense assim porque algumas amigas estão enfrentando problemas de saúde. Ou, talvez, porque você não está mais enxergando bem, e por isso não pode mais sair sozinha. Pode ser que você esteja sofrendo por não comer mais as coisas que sempre gostou. Queria muito poder te ajudar, fazer algo para que você se sinta feliz, mesmo que o tempo esteja passando…”

     Depois de ler essa pequena carta através de seus óculos grossos que já nem ajudavam mais, a avozinha colocou o papel na mesa e abraçou bem apertado o seu netinho e disse no seu ouvido: “Você já está ajudando, meu querido. Você é tão pequenino, mas o amor que sinto por você alivia as minhas dores mais profundas”.

O pequenino estava feliz nos braços da avó, apesar de ainda não compreender as lágrimas que corriam do rosto dela. Ele pensou que, talvez, ela estivesse com alguma dor. Mas o sorriso estampado no rosto daquela senhora era tudo o que ele precisava para sentir-se em paz. A avó tinha o dom de fazer o netinho se sentir como um super herói.

Todos os dias, pessoas com idade mais avançada sofrem com a perda de suas habilidades. A saúde fica cada vez mais frágil, os passos mais inseguros. A memória já não é mais a mesma. O estômago não aceita bem os alimentos.

Sentem-se isolados porque não produzem como antes e sofrem com a impaciência e o desprezo dos mais jovens, inclusive dentro de sua própria família. Sofrem com a falta de compreensão e afeto, e estão carentes de alguém com o coração aberto e afetuoso.

Talvez você tenha a companhia do seu avô ou da sua avó. Ou pode ser que seus avós já tenham partido e estejam vivendo com Jesus. Sempre que você olhar para uma pessoa com mais idade, procure ver mais do que as rugas… procure enxergar o amor, a paciência e a sabedoria.

Dedique um tempo para abraçar, escutar e sorrir junto, e você vai sentir a mesma paz que aquele netinho sentiu ao abraçar sua avó. Você será o super herói.

Não se esqueça de que, um dia, talvez você venha a ser o avô ou a avó, e vai querer compartilhar toda a sua experiência, a paz e o amor de toda uma vida.

Conheça nosso conteúdo sobre:  “a solidão”

WhatsApp
Telegram
Messenger
Messenger